Portal do Governo Brasileiro

RENOP

A Rede Nacional de Planejamento e Orçamento (ReNOP) tem como missão promover a coordenação entre os órgãos de planejamento e orçamento federal e estadual, de forma a avançar na integração, no alinhamento e na coerência da ação federativa.

A ReNOP vai possibilitar a elaboração de estudos de interesse mútuo; transferência de tecnologias; difusão de conhecimentos técnicos e de boas práticas; o desenvolvimento de metodologias que promovam a melhoria da gestão e o aperfeiçoamento dos instrumentos normativos e metodológicos tanto no âmbito federal quanto estadual.

6º Encontro (11 e 12 de novembro de 2014)

O 5º Encontro da ReNOP aconteceu no auditório do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), em Brasília - DF e foi coordenado pela Secretaria de Planejamentos e Investimentos Estratégicos (SPI/MPOG), com apoio da SOF/MPOG. O tema foi "Reflexões para o novo Ciclo do PPA".

5º Encontro (18 e 19 de setembro de 2014)

O 5º Encontro da ReNOP aconteceu na Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), em Brasília - DF. O tema discutido nesta edição foi "Sistema de Custos no Serviço Público".
Confira as apresentações realizadas no dia 18/09/2014
Custos no Serviço Público - Nelson Machado
O Sistema de Custos no Governo Federal - STN
Sistema de Custos - Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB)
Sistema de Custos do estado de  Pernambuco
Sistema de Custos do estado de São Paulo
Sistema de Custos no Distrito Federal

4º Encontro (14 de maio de 2014)

O 4° Encontro da ReNOP foi realizado no Hotel IL Campanario Villaggio Resort, em Florianópolis - SC. O tema em discussão foi " A Receita no Processo Orçamentário: previsão, vinculação, fonte de recursos".

3º Encontro (18 de fevereiro de 2014)

O 3º Encontro da ReNOP aconteceu na sede da Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado de Pernambuco (SEPLAG) ), em Recife - PE. Na ocasião foi feita a discussão sobre os sistemas de acompanhamento orçamentário e apresentado o processo que está sendo implementado pela SOF no governo federal. Os estados do Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Pernambuco também apresentaram os seus sistemas de acompanhamento. 

2º Encontro (10 e 11 de julho de 2013)

O 2º Encontro da ReNOP aconteceu na Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) em Brasília - DF. Desta vez, o objetivo do encontro foi apresentar os resultados do grupo de trabalho formado para discutir sobre previsibilidade orçamentária; constituir a comunidade do SIOP com os estados interessados em implementá-lo e apresentar as inovações orçamentárias como os Planos Orçamentários (POs).

1º Encontro (29 e 30 de outubro de 2012)

O 1º Encontro da ReNOP aconteceu em outubro de 2012, na Escola de Administração Fazendária (ESAF), em Brasília - DF e teve por objetivo implementar a Rede por meio da participação dos representantes estaduais indicados junto ao Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Planejamento (Conseplan) e ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, para a elaboração da agenda de trabalho.

Confira as apresentações realizadas nos dias 29/10 e 30/10

Apresentação abertura

Resultados Oficina Orçamento Público

Resultados Oficina Planejamento


Acordo

O encontro concretiza o que ficou estabelecido no Acordo de Cooperação assinado entre o Ministério do Planejamento e o Conseplan em setembro de 2011. A assinatura aconteceu no seminário “Colóquios Federativos em parceria com o Fórum das Federações” e foi promovido pela Secretara de Relações Institucionais (SRI) da Presidência da Republica.