Você está aqui: Página Inicial Educação Orçamentária Momento do Orçamento Programas Você sabe o que são despesas de custeio e investimento no orçamento público?
Brasília, 19 de abril de 2014

Você sabe o que são despesas de custeio e investimento no orçamento público?

Áudio --- 1781.22 Kbytes (Tempo - 1min45)

 

2/08/2010

LOC/REPÓRTER: Quando recebemos nossos salários, precisamos decidir como ele será gasto, não é mesmo? Normalmente, separamos uma parte dele para a compra de alimentos, para o pagamento de contas de água e luz, por exemplo. O que sobra podemos investir em algo novo, comprando uma geladeira nova, um carro ou outra coisa qualquer. O Governo Federal também faz, exatamente isso. Com o dinheiro que ele recebe em impostos da população, ele faz as chamadas despesas de custeio e investimento. O diretor do Departamento de Programas da Área Econômica da Secretaria de Orçamento Federal, Bruno César Grossi, mostra como são programadas essas despesas no campo da educação, por exemplo.

TEC/SONORA: Diretor do Departamento de Programas da Área Econômica da Secretaria de Orçamento Federal -  Bruno César Grossi

"O que a gente tem no orçamento público como despesa de custeio engloba, no caso específico da educação, não só as despesas com o material de consumo, como compra de giz, compra de algum gasto para a escola, mas também um gasto com o professor. Então o pagamento de salário do professor é uma despesa de custeio. Por outro lado a questão do investimento é aquilo que é investido para ampliar o patrimônio do poder público. Então, por exemplo, a construção de uma escola, é um investimento, a compra de uma cadeira, a compra de um computador, é um investimento. Você está agregando um patrimônio ao patrimônio geral do poder público."

LOC/REPÓRTER: O diretor do Departamento de Programas da Área Econômica da Secretaria de Orçamento Federal explica que, dentro do orçamento público, podemos dizer, de forma resumida, que as despesas de custeio seriam aquelas usadas na manutenção dos bens e ações do governo e que as despesas de investimento são aquelas que visam a ampliação da ação do governo, com a compra de bens e construção de novas estruturas que servem à sociedade.

VINHETA DE ENCERRAMENTO

 

Ações do documento