Você está aqui: Página Inicial Educação Orçamentária Momento do Orçamento Programas O que são as despesas públicas?
Brasília, 19 de abril de 2014

O que são as despesas públicas?

Áudio --- 1707.66 Kbytes (Tempo - 1min49)


LOC/REPÓRTER: Para implantar políticas públicas no Brasil ou mesmo fazer investimentos no país o Governo Federal precisa fazer alguns gastos, e o conjunto desses gastos é chamado de despesas públicas. Dentro da administração pública essas 'despesas' servem para financiar, por exemplo, serviços de saúde, educação, assistência social e até mesmo os investimentos em infraestrutura. Segundo o analista de Planejamento e Orçamento da Secretaria de Orçamento Federal, Márcio Luiz de Albuquerque, essas 'despesas públicas' podem ser divididas em financeiras e não financeiras. Ele explica um pouco melhor o que são as financeiras fazendo uma comparação de como elas funcionam em nossas vidas econômicas.

TEC/SONORA: Márcio Luiz de Albuquerque - Analista de Planejamento e Orçamento

"A despesa financeira, trazendo para que a gente possa trabalhar um pouquinho como é o orçamento doméstico nosso, ela trabalha da seguinte forma: quando eu vou a um banco, pegar um empréstimo, por exemplo, e depois eu tenho que pagar aquele empréstimo eu estou fazendo com o banco uma operação de crédito para poder realizar as minhas atividades. No caso do orçamento ele funciona dessa mesma forma, então, a despesa financeira ela tem um caráter mais de fluxo, ou seja, que eu assumo a obrigação em determinado momento e em outro momento eu deixo de ter aquela obrigação."

LOC/REPÓRTER: Ainda de acordo com o Analista de Planejamento e Orçamento, Márcio Luiz de Albuquerque, em contrapartida, as chamadas despesas não-financeiras, ou primárias não tem esse caráter financeiro, e até por isso tem esse nome. Ele explica que elas são feitas utilizando-se os impostos, contribuições e taxas que são pagos por toda a população. 

Ações do documento